mercredi 19 novembre 2008

Felicidade Interna Bruta


Felicidade! Felicidade!

Felicidade Interna Bruta (FIB) é a solução do Butão para substituir o PIB, o Produto Interno Bruto

O Butão é um país asiático encravado na cordilheira do Himalaia entre a China e a Índia. Com seus pouco mais de 38 mil quilômetros quadrados, é maior que Sergipe e Alagoas, mas não muito. Tem 634 mil habitantes, maior que o Amapá e Roraima e menor que o Acre. Sua capital, Thimphu, tem 50 mil habitantes e nenhum semáforo, nenhum sinaleiro.

O pequeno país atrai pelas belezas naturais e pela sua busca da felicidade. Mais que uma característica da religião budista, ela está incorporada ao programa de governo. O plano é substituir o PIB (Produto Interno Bruto) pelo FIB (Felicidade Interna Bruta).

Monarquia parlamentarista, o país é governado por um primeiro-ministro e pelo conselho de ministros. Todos são indicados por Jigme Singye Wargchuck, que vem a ser o rei do Butão. Além disso, lá o rei também pode ter mais de uma esposa.

O sorridente senhor cuja foto alegra esta página é Karma Ura. Um butanês de 49 anos, diretor do Centro de Pesquisas do Butão e também assessor especial do Parlamento do Butão.

Ele é mestre em Economia pela Universidade de Oxford (Inglaterra). E é dele a responsabilidade de implantar o FIB no Butão. A seguir trechos da entrevista que concedeu a Brasileiros logo após uma viagem de 48 horas, de sua terra até São Paulo:

Brasileiros - O senhor é um homem feliz?
Karma Ura -
Eu sou razoavelmente feliz.

Brasileiros - O senhor é casado?
Karma Ura -
Sim, sou casado.

Brasileiros - Quantas esposas o senhor tem?
Karma -
(risos) Só uma esposa. Por tradição, no Butão, só o rei pode ter mais de uma esposa. Por uma questão de sucessão. O rei Wargchuck tem quatro esposas.

Brasileiros - E quantos filhos?
Karma -
Só dez.

Brasileiros - Só dez?!
Karma -
Sim, 5 filhos e cinco filhas.

Brasileiros - Como funciona o FIB?
Karma -
Basicamente de duas maneiras. Uma baseada em políticas públicas e a segunda na vida individual.

Brasileiros - Como vocês medem o FIB?
Karma -
É um pouco complexo. A felicidade é multidimensional. Você não pode chegar à conclusão que uma pessoa é feliz só checando uma ou duas coisas. Nós checamos cerca de 70 variáveis que incluem educação, saúde, bem-estar psicológico e várias outras. O equilíbrio das pessoas vem de diferentes fontes. Nós temos de suprir as nossas necessidades físicas, emocionais, espirituais, econômicas, sociais. Portanto, a nossa felicidade está ligada a muitas coisas. E nós temos de medir tudo isso. Traduzir tudo isso em números.

Brasileiros - Qual é o FIB do Butão?
Karma -
Numa escala de 0 a 1, nós estamos com 0,65. O sistema existe no Butão há 30 anos mas só começamos a traduzi-lo em números há dois anos.

Brasileiros - Como é sua vida?
Karma -
Eu acordo um pouco antes do sol nascer, medito durante uma hora, faço meia hora de exercícios e vou para o trabalho.

Brasileiros - O senhor tem carro?
Karma -
Sim, tenho um Maruti, um carro indiano bem pequeno, fabricado acho que quatro anos atrás. Ele custa algo em torno de US$3.500.

Brasileiros - Quantos carros tem o Butão?
Karma -
São 28 mil carros incluindo os caminhões.

Brasileiros - O que o senhor achou do Brasil?
Karma -
Acabei de chegar. Vi muito pouco. Gostei do que vi. Mas o trânsito me pareceu muito denso.

http://www.revistabrasileiros.com.br/


jeudi 6 novembre 2008

Jigme Khesar Wangchuck


é coroado como novo rei do Butão

THIMPHU - O jovem Jigme Khesar Namgyel Wangchuck foi coroado nesta quinta novo rei butanês em uma cerimônia solene realizada na sala real do Forte de Thimbu.

O pai do novo monarca, Jigme Singye, colocou sobre a cabeça do quinto "dragão" da dinastia Wangchuck a tradicional coroa em forma de corvo após o canto de versículos budistas.

A coroação ocorreu às 8h31m locais (0h31m de Brasília), no momento previsto pelos astrólogos da Casa Real, como indicou ontem o primeiro-ministro, Jigme Thinley.

Com o principal líder espiritual do Butão, Je Khenpo, como mestre de cerimônias, Khesar assumiu seu assento no trono e os monges iniciaram suas oferendas, que vão durar horas em um elaborado ritual budista.

Thinley e outras autoridades entregarão ao monarca de 28 anos pequenos objetos representativos da tradição budista como a roda do "dharma" (lei natural), um elefante como símbolo de força e um cavalo, sinal de velocidade, entre outros objetos.

A coroação, transmitida pela emissora de TV estatal butanesa BBS, contou com a presença da presidente indiana, Pratibha Patil, como convidada de honra, e também foi assistida pela presidente do governante Partido do Congresso da Índia, Sonia Gandhi.

Nos próximos dois dias acontecerão festas com danças tradicionais dos diferentes grupos étnicos do país e concursos culturais em um estádio da capital do remoto reino do Himalaia.

As celebrações da coroação de Jigme Khesar Wangchuck vão durar mais de um mês.