Jigme Khesar Wangchuck
é coroado como novo rei do Butão
THIMPHU - O jovem Jigme Khesar Namgyel Wangchuck foi coroado nesta quinta novo rei butanês em uma cerimônia solene realizada na sala real do Forte de Thimbu.
O pai do novo monarca, Jigme Singye, colocou sobre a cabeça do quinto "dragão" da dinastia Wangchuck a tradicional coroa em forma de corvo após o canto de versículos budistas.
A coroação ocorreu às 8h31m locais (0h31m de Brasília), no momento previsto pelos astrólogos da Casa Real, como indicou ontem o primeiro-ministro, Jigme Thinley.
Com o principal líder espiritual do Butão, Je Khenpo, como mestre de cerimônias, Khesar assumiu seu assento no trono e os monges iniciaram suas oferendas, que vão durar horas em um elaborado ritual budista.
Thinley e outras autoridades entregarão ao monarca de 28 anos pequenos objetos representativos da tradição budista como a roda do "dharma" (lei natural), um elefante como símbolo de força e um cavalo, sinal de velocidade, entre outros objetos.
A coroação, transmitida pela emissora de TV estatal butanesa BBS, contou com a presença da presidente indiana, Pratibha Patil, como convidada de honra, e também foi assistida pela presidente do governante Partido do Congresso da Índia, Sonia Gandhi.
Nos próximos dois dias acontecerão festas com danças tradicionais dos diferentes grupos étnicos do país e concursos culturais em um estádio da capital do remoto reino do Himalaia.
As celebrações da coroação de Jigme Khesar Wangchuck vão durar mais de um mês.
<< Accueil