dimanche 31 août 2008

Dança Mágica





Curvo-me à minha própria Mente de Sabedoria,
Que é a minha melhor professora de sabedoria,
A fonte de todas as qualidades visíveis e invisíveis.
Os seres sencientes estão sempre no tempo e no espaço.
Se os seres sencientes estiverem no tempo,
Minha professora de sabedoria dança magicamente no tempo.
Se os seres sencientes estiverem no espaço,
Minha professora de sabedoria dança magicamente no espaço.
Se realmente examinado, você nunca permanece em lugar algum.
Você é apenas uma exibição.
A qualquer coisa que nunca permanece,
A você, minha professora de sabedoria, eu me curvo.

Incontáveis tradições de escrita — baseadas sobre infinitas concepções dualistas, sobre a sublime compaixão inteligente e sobre a sabedoria não-dualista — permeiam todos os lugares, então os leitores podem escolher qual tradição gostam.

Algumas pessoas gostam de pegar flores e de colocá-las sobre um altar, em um belo vaso, para oferecê-las aos deuses. Outras gostam de pegar flores e de colocá-las em um belo vaso para decorar sua casa. Algumas pessoas gostam de trançar flores em uma guirlanda para usá-la ao redor do pescoço, e outras gostam de trançá-las em uma coroa para usar sobre sua cabeça. E outras pessoas preferem não pegar as flores, mas sim deixá-las crescendo naturalmente em uma campina aberta e ensolarada.

Não importa qual tradição escolhamos, ela sempre vem dos cinco elementos, retorna aos cinco elementos e permanece nos cinco elementos.

Ó Cinco Irmãs de Sabedoria,
Se nós ão as complementamos,
Vocês se tornam cinco bruxas,
Fazendo-nos ficar doentes e nos trazendo sofrimento.
Como não podemos bani-las,
Nosso destino sempre depende de vocês.

Ó Cinco Irmãs de Sabedoria,
Se nós as complementamos,
Vocês se tornam cinco anjos,
Fazendo-nos saudáveis e nos trazendo felicidade.
Como não podemos nos separar de vocês,
Nosso destino sempre depende de vocês.

Ó Cinco Irmãs de Sabedoria,
Nada pode ser conhecido sem depender da graça de vocês.
Os lamas tibetanos não podem cantar com o hábito das altas terras frias,
Os gurus indianos não podem cantar com o hábito das baixas terras quentes,
Os roshis japoneses não podem se sentar com o hábito da almofada escura,
Os sheikhs muçulmanos não podem dançar com o hábito do manto brilhante,
Os sacerdotes cristãos não podem pregar com o hábito da voz alta,
Os rabbis judeus não podem rezar o hábito da voz suave
Sem depender da graça de vocês.

Ó Cinco Irmãs de Sabedoria,
Até mesmo os milagres mais misteriosos não podem ocorrer sem complementar a pureza de vocês.
O Buddha Shakyamuni não pode descansar com o olhar tranqüilo de seus olhos de lótus sob a árvore Bodhi,
O Guru Padmasambhava não pode brincar magicamente com incontáveis dakinis de andam pelo céu,
O Senhor Jesus não pode andar sem peso através da água,
O Profeta Moisés não pode ver a sarça ardendo radiantemente,
O Brâmane Sarahapa não pode endireitar flechas, cantando hinos de sabedoria com sua garota que faz flechas,
O Santo Louco Tilopa não pode comer peixe e torturar Naropa,
O Grandessíssimo Yogi Milarepa não pode permanecer em sua caverna cantando e aceitando misérias
Sem complementar a pureza de vocês.

Você é muito paciente.
Quem quer que queira ficar —
Se você não existisse,
Não poderia ficar.
Quem quer que queira ir —
Se você não existisse,
Não poderia ir.
Quem quer que queira experimentar ou tocar —
Se você não existisse,
Não poderia experimentar ou tocar.
Quaisquer que sejam nossas ações,
Você está sempre as suportando
Pacientemente, sem reclamar.
Mas nós, seres ignorantes,
Somos sempre ingratos,
Pisando-a,
Chamando-a de Terra.

Você é muito constante.
Quem quer que queira ser purificado —
Se você não existisse,
Não poderia se purificar.
Quem quer que queira saciar sua sede —
Se você não existisse,
Não poderia saciar sua sede.
Quem quer que queira ouvir —
Se você não existisse,
Não poderia ouvir.
Quaisquer que sejam nossas ações,
Você está sempre fluindo
Incessantemente, sem reclamar.
Mas nós, seres desejosos,
Somos sempre ingratos,
Esparramando-a,
Chamando-a de Água.

Você é muito clara.
Quem quer que queira lutar —
Se você não existisse,
Não poderia lutar.
Quem quer que queira amar —
Se você não existisse,
Não poderia amar.
Quem quer que queira ver —
Se você não existisse,
Não poderia ver.
Quaisquer que sejam nossas ações,
Você está sempre incandescente,
Não-obstruidamente, sem reclamar.
Mas nós, seres orgulhosos,
Somos sempre ingratos,
Abafando-a,
Chamando-a de Fogo.

Você é muito leve.
Quem quer que queira subir —
Se você não existisse,
Não poderia subir.
Quem quer que queira se mover —
Se você não existisse,
Não poderia se mover.
Quem quer que queira cheirar —
Se você não existisse,
Não poderia cheirar.
Quaisquer que sejam nossas ações,
Você está sempre se movendo
Sem peso, sem reclamar.
Mas nós, seres invejosos,
Somos sempre ingratos,
Abanando-a,
Chamando-a de Ar.

Você é muito aberta.
Quem quer que queira existir —
Se você não existisse,
Não poderia existir.
Quem quer que não queira existir —
Se você não existisse,
Não poderia deixar de existir.
Quem quer que queira conhecer os fenômenos —
Se você não existisse,
Não poderia conhecer os fenômenos.
Você está sempre dando boas vindas
Espaçosamente, sem reclamar.
Mas nós, seres ignorantes,
Somos sempre ingratos,
Esvaziando-a,
Chamando-a de Espaço.

Vocês são a nossa escrava sem demanda,
Servindo-nos incansavelmente,
Desde os seres ordinários até os seres sublimes,
Para realizar nossos desejos mundanos.

Vocês são a nossa rainha poderosa,
Conquistando-nos sedutoramente,
Desde os seres ordinários até os seres sublimes,
Em qualidades desejáveis.

Vocês são a nossa Dakini de Sabedoria,
Guiando-nos sem esforço com sua dança mágica,
Desde os seres ordinários até os seres sublimes,
Em qualidades sem desejo.

E então, eu gostaria de apresentá-las.

Norbu, Thinley. Magic dance: the display of the self-nature of the five
wisdom dakinis.