vendredi 1 août 2008

o significado de afugentar com pedras


Quando este cachorro velho estava vivendo na solidão
Depois de ouvir as palavras do fidedigno Protetor do Mundo,
Sentiu o desejo de falar da mesma maneira.

Quando encontrei pela primeira vez meu mestre supremo,
Tive a sensação de ter encontrado o que queria,
Como um mercador que encontra uma ilha de ouro —
Esse é o significado de uma pessoa se empenhar
Nos inúmeros assuntos e na investigação deles.
Quando, mais tarde, encontrei meu mestre supremo,
Tive a sensação de estar havendo perigo para mim,
Como um criminoso diante do juiz —
Esse é o significado de levar uma bela repreensão.
Se encontro agora meu mestre supremo,
Tenho a sensação de encontrar um igual,
Como os pombos que dormem num templo —
Esse é o significado de se guardar distância.

Quando recebi instruções pela primeira vez,
Tive a sensação de querer transformá-las imediatamente em ação,
Como um faminto se atira sobre a comida —
Esse é o significado de fazer daquilo uma experiência.
Quando, mais tarde, ouvi as instruções,
Tive uma sensação enorme de incerteza,
Como palavras pronunciadas muito longe —
Esse é o resultado de eu não ter me livrado dos conceitos.
Agora, quando ouço instruções,
Tenho uma sensação de enjôo,
Como alguém obrigado a comer outra vez o que vomitou —
Esse é o significado de não ter vontade de fazer perguntas.

Quando fiquei solitário pela primeira vez,
Tive a sensação de estar com a mente à vontade,
Como um viajante voltando para casa —
Esse é o significado de apreciar a própria estada.
Quando, mais tarde, fiquei solitário,
Tive a sensação de não ser capaz de ficar,
Como uma moça bonita morando sozinha —
Esse é o significado de ir e vir com freqüência.
Agora, quando vou para um retiro solitário,
Tenho a sensação de lá ser um lugar agradável para ficar,
Como um cachorro velho e agonizante debaixo de algum abrigo —
Esse é o significado de amarrar um cadáver para desembaraçar-se dele.

Quando pensei na visão pela primeira vez
Tive a sensação de ficar pasmo de alegria, quanto mais a visão se elevava
Como uma ave selvagem procurando um ninho —
Esse é o significado de dar bons conselhos.
Quando, mais tarde, pensei na visão,
Tive a sensação de estar perdido,
Como alguém chegando a uma encruzilhada —
Esse é o significado de ficar em silêncio.
Agora, quando penso na visão,
Tenho a sensação de estar com a cabeça girando,
Como um velho contando histórias para as crianças —
Esse é o significado de não acreditar na visão.

Quando pensei na meditação pela primeira vez,
Tive a sensação de delícia na alegria e na felicidade que ela trouxe,
Como o encontro de um homem e uma mulher de temperamentos semelhantes —
Esse é o significado de degustar a própria essência da meditação.
Quando, mais tarde, pensei na meditação,
Tive a sensação de estar esgotado e cansado,
Como uma pessoa fraca esmagada por uma carga pesada —
Esse é o significado da meditação curta.
Agora, quando penso na meditação,
Tenho a sensação de ela não durar nem um instante,
Como uma agulha equilibrada numa pedra —
Esse é o significado de não ter qualquer desejo de meditar.

Quando pensei na conduta pela primeira vez,
Tive a sensação de estar sujeito a constrangimentos,
Como um cavalo selvagem sendo arreado —
Esse é o significado de ser exibido.
Quando, mais tarde, pensei na conduta,
Tive a sensação de ser livre para fazer o que quisesse,
Como um cachorro velho escapando do poste ao qual estava amarrado —
Esse é o significado de os constrangimentos terem escapulido.
Agora, quando penso na conduta,
Tenho a sensação de ela não ter importância,
Como uma meretriz sem qualquer vergonha —
Esse é o significado de não haver nem felicidade nem desgraça.

Quando pensei no resultado pela primeira vez.
Tive a sensação de que chegar a ele seria alguma coisa valiosa,
Como um trapaceiro elogiando a própria mercadoria —
Esse é o significado de ter grandes esperanças e grandes desejos.
Quando, mais tarde, quando pensei no resultado,
Tive a sensação de ela ser alguma coisa muito distante,
Como o mar se estendendo daqui até ali —
Esse é o significado de ter pouca dedicação.
Agora, quando penso no resultado,
Tenho a sensação de não ter meios,
Como um ladrão quando a noite acaba —
Esse é o significado de ter abandonado todas as expectativas.

Quando fiz uma palestra pela primeira vez
Tive a sensação de ser inteligente e importante,
Como moças bonitas desfilando no mercado —
Esse é o significado de desejar fazer palestras.
Quando, mais tarde, fiz palestras,
Tive a sensação de conhecer bem qualquer assunto,
Como um velho contando histórias velhas pela milésima vez —
Esse é o significado de ser tagarela.
Agora, quando faço uma palestra,
Tenho a sensação de estar ultrapassando meus limites,
Como um mau espírito importunado por palavras mágicas —
Esse é o significado de ficar embaraçado.

Quando participei de um debate pela primeira vez,
Tive a sensação de estar formando uma reputação para mim,
Como alguém instituindo uma ação legal contra um adversário antipático —
Esse é o significado de dar vazão a uma indignação justa.
Quando, mais tarde, participei de debates,
Tive a sensação de estar em busca do significado definitivo,
Como um juiz probo olhando para um testemunha honesta —
Esse é o significado de concentrar a própria capacidade.
Agora, quando participo de debates,
Tenho a sensação de que qualquer coisa que é dita serve,
Como um mentiroso errando pelos campos:
Esse é o significado de tudo estar muito bem.

Quando escrevi tratados pela primeira vez,
Tive a sensação de que as palavras surgiam espontaneamente,
Como um siddha compondo versos —
Esse é o significado de naturalidade.
Quando, mais tarde, escrevi tratados,
Tive a sensação de estar forçando as palavras a ficar juntas,
Como uma pessoa habilidosa aprimorando seus poemas —
Esse é o significado de expressar muito bem as coisas.
Hoje, quando escrevo tratados,
Tenho a sensação de futilidade,
Como uma pessoa inexperiente desenhando um mapa rodoviário —
Esse é o significado de não desperdiçar tinta e papel.

Quando me reuni com amigos íntimos pela primeira vez
Tive a sensação de competitividade,
Como rapazes reunidos para um concurso de arco e flecha —
Esse é o significado de amar e detestar.
Quando, mais tarde, me reuni com amigos íntimos,
Tive a sensação de estar de acordo com todos,
Como prostitutas que foram a uma feira —
Esse é o significado de ter muitos amigos.
Hoje, quando me reuno com amigos íntimos,
Tenho a sensação de não me enquadrar no rebanho humano,
Como um leproso que se aventurou na multidão —
Esse é o significado de ficar sozinho.

Quando vi a riqueza pela primeira vez,
Tive a sensação de uma alegria momentânea,
Como uma criança colhendo flores —
Esse é o significado de não armazenar riquezas nem bens.
Quando, mais tarde, vi riqueza,
Tive a sensação de nunca haver o suficiente,
Como água sendo despejada num pote de fundo quebrado —
Esse é o significado de fazer pequenos esforços para obter alguma coisa.
Agora, quando vejo riqueza,
Tenho a sensação de ela ser uma carga pesada,
Como um velho mendigo com muitos filhos —
Esse é o significado de regozijar-se por não ter nada.

Quando contratei assistentes e empregados pela primeira vez,
Tive a sensação de ter de dar a eles bastante trabalho,
Como operários contratados reunidos em fila —
Esse é o significado de ter boas intenções.
Quando, mais tarde, contratei assistentes e empregados,
Tive a sensação de perder minha independência,
Como monges jovens servindo seus superiores —
Esse é o significado de cortar todos os laços.
Agora, quando contrato assistentes e empregados,
Tenho a sensação de que tudo que tenho está perdido,
Como um cachorro ladrão que deixamos entrar dentro de casa —
Esse é o significado de fazer coisas por conta própria, sozinho.

Quando vieram discípulos pela primeira vez,
Tive a sensação de ser importante
Como um empregado que ocupou a cadeira do patrão —
Esse é o significado de um trabalho bem feito.
Quando, mais tarde, vieram discípulos,
tive a sensação de que minha mente e meus pensamentos tinham alguma finalidade,
Como um hóspede para o qual foi reservado o lugar de honra —
Esse é o significado de fazer o que é bom.
Agora, quando vêm discípulos,
Tenho a sensação de ter que fazer cara feia para eles,
Como demônios que surgem do deserto —
Esse é o significado de afugentá-los com pedras.

http://khyentse.dharmanet.com.br/biopatrul.htm