samedi 16 février 2013

Louca Sabedoria




Freqüentemente em viagens espirituais, particularmente quando elas tem práticas espetaculares, há a tendência de ansiar se engajar numa prática da qual você não sabe nada. Você diria que nesse caso é uma curiosidade ou descoberta saudável?

Chögyam Trungpa  Não é saudável se você não sabe no que está entrando. Há uma diferença entre explorar o que está ali e explorar o que não está ali. Quando uma criança está brincando com uma lâmina afiada, a lâmina está ali e o mel está na lâmina. Mas se a criança está explorando algo externo, além da extremidade da mesa, não há nada além da mesa além de uma queda. Isso é suicida.

Quando consideramos a louca sabedoria, porque um homem se torna como o Louco de Tsang e outro
se torna uma pessoa como o seu guru?

Chögyam Trungpa Creio que apenas depende de nossa manifestação e de nossa forma de ver as coisas. É
uma questão de para o que estamos preparados. Meu guru foi a platéia para o Louco de Tsang, e eu fui a platéia do meu guru. Eu não era tão louco naquele momento, então ele não parecia muito louco para mim. Mas o Louco de Tsang era tão louco quanto meu guru, pois ele foi louco o suficiente para se relacionar com aquela loucura.

Seminário Louca Sabedoria II Karme-Chöling, 1972