vendredi 2 septembre 2011

JORNADA A UM MUNDO PERDIDO: OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO




Preservada no santuário de uma caverna por mais de vinte mil anos, uma figura feminina nos fala sobre as mentalidades de nossos ancestrais ocidentais. Ela é pequena e esculpida na pedra: uma das chamadas estatuetas de Vênus encontradas em toda a Europa pré-histórica. Desenterradas em escavações feitas em extensa área geográfica – dos Bálcãs na Europa Oriental ao lago Baikal na Sibéria, indo rumo ao oeste até Willendorf, próximo de Viena e da Grotte du Pape na França —, estas estatuetas têm sido descritas por alguns estudiosos como expressões do erotismo masculino: isto é, um análogo remoto da atual revistaPlayboy. Para outros estudiosos, não passam de artigos utilizados em ritos de fertilidade primitivos e presumivelmente obscenos.


Mas qual o verdadeiro significado dessas esculturas antigas? Podem ser elas realmente tratadas como os "produtos da incorrigível imaginação masculina"? Será que o termoVênus é ao menos apropriado para descrever estas figuras de quadris largos, por vezes grávidas, altamente estilizadas e em geral sem rosto? Ou essas esculturas pré-históricas nos apresentam algo importante a respeito de nós mesmos, de como, um dia, mulheres e homens veneraram os poderes que proporcionavamvida no universo?

O paleolítico Junto com as pinturas murais, santuários em cavernas e sítios de sepultamento, as estatuetas femininas de pessoas do paleolítico são importantes registros psíquicos. Elas confirmam o temor de nossos antepassados, tanto diante do mistério da vida como do mistério da morte.

Indicam que nos primórdios da história humana a vontade de viver encontrou expressão e confiança em diversos rituais e mitos que parecem ter sido associados à crença ainda muito difundida de que os mortos podem voltar à vida através do renascimento.

"Em um grande santuário rupestre como Lês Trois Frères, Niaux, Font de Gaume ou Lascaux", escreve o historiador religioso E. O. James, "as cerimônias deviam representar uma tentativa organizada de parte da comunidade (. . .) para controlar as forças e processos naturais através de meios sobrenaturais voltados para o bem comum. A tradição sagrada, seja em relação ao suprimento de alimentos, ao mistério do nascimento e da reprodução, ou à morte, surgiu e funcionou, ao que parece, em reação à vontade de viver aqui e em outro mundo." A tradição sagrada encontrou expressão na extraordinária arte do paleolítico. Um componente integral dessa tradição sagrada foi a associação dos poderes que governam a vida e a morte com a mulher.

http://www.scribd.com/doc/7388023/O-Calice-e-a-Espada-Riane-Eisler